Friday, 26 de April de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC
A+ A-
f

16/07/2013 - Juarez Távora completa 54 anos de emancipação política


Situada no Agreste Paraibano, o antigo Povoado de Água Doce completa neste dia 16 de julho, seus 54 anos de emancipação política. Juarez Távora e seus 7.459 habitantes comemoraram mais um aniversário, rendendo homenagens ao crescimento da cidade.

História da cidade de Juarez Távora Paraíba - PB

As primeiras edificações começaram a surgir numa fazenda chamada "água Doce", aproximadamente no ano de 1880. Em pouco tempo, novas casas foram sendo construídas, até tomar um aspecto de aglomerado urbano, permanecendo com o topônimo de "água Doce", devido à existência no povoado de uma cacimba de água potável.

Outras famílias foram chegando e se instalando na região, foi quando o tenente José Justino, montou uma Usina de Descaroçamento de algodão, para aproveitar, tanto a cultura explorada, quanto a mão-de-obra existente no local.

A Usina prosperou em proporções significativas, e os habitantes com o mesmo objetivo, trabalhavam para desenvolver cada vez mais o aglomerado que na época pertencia ao atual município de Alagoa Grande.

Com a crescente ascensão do povoado, seus moradores foram dinamizando aos poucos o local, quando o fazendeiro Silvano Domingos de Araújo, custeou uma banda de música que, sob a regência do maestro e marceneiro, "Mestre Toninho", animava os festejos locais.

Mas, as reivindicações foram surgindo de acordo com as necessidades, instalaram uma Agência de Correios e Telégrafos, em seguida, também por influência do Sr. Silvano Domingos, foi conseguida uma linha telefônica ligando o povoado à Alagoa Grande, que junto a outros conterrâneos, conseguiu montar um Cartório Distrital em água Doce.

A mudança do topônimo da Vila de água Doce para Juarez Távora surgiu de um movimento dos seus habitantes após a vitória da revolução de 1930, com a finalidade de homenagear aquele militar.

Confira a programação:

16/07/2013

08:00 - Hasteamento das bandeiras.

09:00 - Torneio de futebol amador.

15:00 - Desfile de Bandas Marciais.

22:00 - Show com atrações musicais em praça pública. , ,




(Eventos)





© Prefeitura Municipal de Juarez Távora de Juarez Távora/PB 2017, Todos os direitos reservados