Friday, 29 de March de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

Juarez Távora participa do 2° Seminário de Controle Interno na Administração Pública realizado pelo Focco-PB e pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE).

Por 13 - 23/08/2019

O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE) promoveram na última sexta-feira (23/08), no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, o 2º Seminário de Controle Interno na Administração Pública. O evento foi voltado a gestores públicos municipais e assessores que atuam direta ou indiretamente nas controladorias e nas áreas de gestão fiscal, orçamentária, financeira, contábil, operacional e patrimonial.

O contador Aquilis da empresa contábil CONTESE, que presta serviços à Prefeitura Municipal de Juarez Távora e o Diretor do Portal da Transparência de Juarez Távora, André Ribeiro estiveram representando o município e avaliaram o evento como excelente, pois a proposta do Focco-PB e do TCE é ampliar o atendimento aos municípios paraibanos que ainda não dispõem de tal serviço.

Segundo o coordenador do Focco-PB, o promotor de Justiça Leonardo Quintans, o seminário integra as atividades do Grupo de Trabalho (GT), criado a partir de um levantamento em que foi constatado que quase 60% dos municípios paraibanos não tinham órgãos de controle interno e que nos 40% dos municípios onde há esse controle, ele precisa ser aprimorado.

A partir desse diagnóstico, o fórum passou a desenvolver um trabalho para aperfeiçoar o controle interno nos 10 maiores municípios paraibanos. Até o momento assinaram o 'Pacto para o Aperfeiçoamento do Controle Interno' os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Sousa e Cajazeiras.

A ideia é que esses dez municípios e os cinco que já assinaram o pacto tenham um controle interno padrão e que sirvam de exemplo para os outros 213 municípios do Estado”, explicou o promotor de Justiça, Leonardo Quintans, coordenador do Focco-PB,

O tema 'A relevância do Controle Interno para os municípios', foi abordado pelo presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e controlador-geral do Município de Belo Horizonte, Leonardo de Araújo Ferraz.

Prefeitura Municipal via Redação do Portal Juarez News.