Thursday, 25 de April de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

Atraso em repasse da saúde agrava situação dos Municípios que enfrentam crise financeira

Por 2 - 30/05/2014

O atraso no repasse referente ao Piso da Atenção Básica Fixo (PAB Fixo) deixa Municípios que enfrentam crise financeira em situação mais grave. Os recursos no valor de R$ 403 milhões devem ser repassados as contas da prefeitura até o dia 10 de cada mês.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que o Ministério da Saúde é o órgão responsável por repassar o valor aos Entes municipais. Entretanto, no mês de maio, até o momento, os Municípios não receberam os recursos que devem ser destinados a investimentos de procedimentos e ações de assistência básica.

Tais repasses, conforme determinação legal, deveriam ser transferidos de maneira regular e automática aos Municípios. A CNM lamenta, pois o atraso no repasse deve causar prejuízos no atendimento à saúde dos cidadãos mais carentes de nosso país.