Friday, 19 de April de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

Volta às aulas em formato híbrido nas escolas municipais de Juarez Távora

Por 14 - 09/09/2021

Nesta quarta-feira (8), as escolas municipais de Juarez Távora retomaram as atividades em formato híbrido, com até 50% da capacidade das turmas da Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, o retorno das aulas atendeu a uma determinação do Ministério Público, com base no decréscimo dos casos de infecção pelo vírus da Covid-19 e com grande preocupação pelo déficit de aprendizagem dos alunos nesse período de pandemia.

Antes do início das aulas, a Vigilância Sanitária realizou inspeção em todas as escolas do município para avaliar a viabilidade do retorno das atividades educacionais e a Secretaria de Saúde ofereceu formação tanto para os procedimentos de higienização quanto para o preparo dos produtos a serem utilizados na higienização.

Segundo a Secretária Adjunta de Educação, Ana freire, foi criado o Comitê Intersetorial Escolar de Gerenciamento da Pandemia Covid-19 e um Plano de Retorno das Atividades Presenciais e Não Presenciais para as escolas municipais receberem os alunos.

“Seguimos todos os protocolos sanitários tanto nas escolas, quanto nos transportes escolares. Contamos com o apoio da Secretaria de Saúde que disponibilizou formação para os funcionários das escolas, como também agilizou a vacina dos profissionais da educação. Além de organizar as salas para possibilitar o distanciamento social de no mínimo 1,5 metros de distância entre todos, foram canceladas as atividades em grupos de alunos, as rotinas de revezamento de horários para entrada e saída, alimentação e demais deslocamentos coletivos devem ser estabelecidos e seguidos. Controle de temperatura, o uso de máscaras, desativação de bebedouros coletivos. Procedimentos de aeração, higienização e desinfecção dos espaços escolares e dos transportes escolares”, relatou.

A Secretária Adjunta de Educação ainda explicou que o retorno presencial das turmas aconteceu em formato de rodízio. “Todas as turmas foram divididas em dois grupos (designados grupo verde e grupo laranja), sendo assim organizados: Alunos da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos terão frequência em dias alternados, de acordo com o grupo a que pertencem. Os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental terão frequência semanal, alternando de acordo com os grupos a que pertencem. Os alunos que estiverem em casa continuam assistindo às aulas de forma remota”, disse.

Para os alunos que não foram autorizados pelos pais a voltarem às aulas de forma presencial, continuam sendo acompanhados pelos professores de forma remota em horário que já consta no cronograma escolar.