Friday, 29 de March de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

Jovem Juarezense é campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo

Por 14 - 01/12/2021

O Jovem Juarezense, Emanuel Wycto Lacerda Sobral, conquistou o título do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro, no último domingo (28). O atleta, aos 14 anos, competiu na categoria juvenil.

O evento aconteceu no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro, no Rio de Janeiro, do dia 22 a 28 de novembro, e contou com grandes e excelentes estandes e a tecnologia de alvos eletrônicos. Este ano as competições contaram com 681 atletas de todo o Brasil para disputar as 65 disciplinas oferecidas, onde foram totalizadas 3285 inscrições.

A competição definiu os campeões individuais e por equipe das etapas finais, bem como os campeões brasileiros de 2021, onde foi levado em consideração o conjunto de resultados de cada atleta durante o ano, seguindo regras especificas de cada diretoria.

As federações filiadas a CBTE também tiveram seus resultados apurados por disciplina, unindo o resultado dos 3 melhores atletas de cada estado, independente de categoria ou classe, onde as equipes receberam pontos que variaram de 1 a 10 de acordo com a disciplina. Estes pontos somados formaram o resultado final da federação na etapa. Da mesma forma que nas disputas individuais, as campeãs foram sagradas após reunir as pontuações de toda a temporada, também de acordo com as regras de cada diretoria.

O atleta natural da cidade de Juarez Távora, Emanuel Wycto, é treinado pelo pai, Emanuel Mendonça. Iniciou no Tiro Esportivo aos 8 anos de idade no Campeonato Regional e aos 11 anos no Campeonato Brasileiro. Hoje, aos 14 anos, vem se destacando no cenário nacional com importantes conquistas em seu currículo, como campeão por Equipe (2018), campeão Norte e Nordeste (2019), campeão Paraibano (2019) e campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro (2019). Em 2020 e 2021 conquistou os títulos novamente de todos os campeonatos.

Emanuel Mendonça, pai do atleta, informou que no ano de 2022 pretende colocar o filho para competir na categoria Júnior, apesar dele poder continuar na categoria juvenil até os 15 anos. No próximo ano vou colocar Wycto na categoria Júnior porque a pontuação dele está muito alta se comparada aos adolescentes de sua categoria. Ele já está achando um pouco sem graça, por isso, quer concorrer com os jovens de 16 a 20 anos”, afirmou.

Redação com Portal Juarez News via Confederação Brasileira de Tiro Esportivo.