Friday, 19 de April de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

Secretaria Municipal de Saúde de Juarez Távora inicia pulverização em áreas de risco para combater o Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunia.

Por 13 - 21/05/2019

A Secretaria Municipal de Saúde de Juarez Távora iniciou na última terça-feira (21) a pulverização em áreas de risco para combater o Aedes Aegypti mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunia, a ação visa previnir a infestação do inseto e ao mesmo tempo a proliferação de outras pragas como baratas e pernilongos.

A Paraíba tem 46 cidades com alto índice de infestação do Aedes Aegypti, com risco de surto para as doenças dengue, zika e chikungunya, de acordo com dados divulgados na última terça-feira (30/abril) pelo Ministério da Saúde. O Ministério alerta que o sistema de vigilância de estados e municípios e toda a população devem reforçar os cuidados para combater o mosquito.

A definição do nível de risco de surto é feito através da análise do primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. O LIRAa é um instrumento que faz o controle do vetor e das doenças (dengue, zika e chikungunya).

Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de criadouro predominante. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.

Prefeitura Municipal via Redação do Portal Juarez News / g1.globo.com/pb/paraiba/noticia