Friday, 29 de March de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

A Secretaria de Agricultura de Juarez Távora avisa aos pecuaristas do município que, a campanha de vacinação contra a da febre aftosa vai até o dia 30 de junho.

Por 13 - 10/06/2020

A Secretaria de Agricultura de Juarez Távora avisa aos pecuaristas do município que, a campanha de vacinação contra a febre aftosa começou no dia primeiro de junho e vai até o dia 30 do mesmo. Esse ano a declaração será online através dos números 83 99137-3553 e 83 99666-8137. Também existe um grupo do Whatsapp ULSAV Alagoas Grande , onde os interessados podem entrar através do link https://chat.whatsapp.com/HJ1Ti8QFRMq3YaNuDHBpob.

A febre aftosa é uma das mais contagiosas e causa grandes perdas econômicas aos pecuaristas. Trata-se de uma enfermidade infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, ovinos, caprinos, porcos e todos ruminantes selvagens.

O contágio pode acontecer por contato direto com animais infectados ou através de pessoas e bichos que tenham se tornado vetores móveis após contato com os contaminados. Em casos muito raros, a transmissão acontece pelo ar. Veículos e equipamentos também podem carregar a doença.

Os animais contaminados podem transmitir a doença durante o período de incubação e manifestação da aftosa. O ar expirado, saliva, fezes, urina, leite e sêmen de animais doentes provocam contaminação até quatro dias antes do aparecimento dos primeiros sintomas clínicos.

A taxa de mortalidade é baixa em animais adultos, mas nos jovens provoca problemas cardíacos que levam à morte. Existem sete tipos diferentes do v , que só podem ser diferenciados com exames laboratoriais, sendo que o mais comum é o tipo O.

Secretaria Municipal de Agricultura.