Juarez Távora: CRAS realiza cadastro no Dia Internacional da Síndrome de Down

Por 14 - 30/03/2022

Na última segunda-feira (21), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou o cadastro do Censo Estadual da Pessoa com Deficiência no Dia Internacional da Síndrome de Down, na unidade de atendimento, em Juarez Távora. A ação cadastrou mais de 50 usuários.

O Censo da Pessoa com Deficiência tem a finalidade de reunir informações que irão subsidiar a implantação de políticas públicas nas diversas esferas do Governo.

A ação informou aos usuários sobre a carteira do deficiente, Programa Passe Livre, que garante à pessoa com deficiência gratuidade no transporte público municipal/intermunicipal e nacional, além de informar sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) que é um benefício da assistência social para pessoas com deficiência de qualquer idade que apresentem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial; ou para idosos com idade de 65 anos ou mais.

Na ocasião, a equipe do CRAS realizou uma homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down com a participação de Nataly. A usuária nasceu com a síndrome e em um bate papo com a psicóloga, Natália Coutinho, explicou sobre a importância do apoio da família e também falou que a pessoa com Síndrome de Down pode ter uma vida normal, estudar, trabalhar e ter uma profissão. Estiveram presentes no bate papo a Assistente Social Emanoelle Alexandrina, a Coordenadora do CRAS, Perla Santos, e a mãe de Nataly, Edilma Nathália.

Após a homenagem, o CRAS seguiu com outros serviços como o atendimento psicológico.

A coordenadora do CRAS, Perla Santos, informou que o cadastro do Censo Estadual aconteceu, no primeiro momento, no mês de janeiro, mas como houve apenas 05 usuários que se cadastraram, resolveram abrir um novo cadastro. “Achamos melhor fazer o cadastro nesse dia Internacional da Síndrome de Down para fazer a inclusão de outras deficiências e mostrar para as pessoas a importância de fazer o censo”, explicou.

Para mais informações, os usuários devem procurar o CRAS municipal.

Redação da PMJT