Tuesday, 23 de April de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

Primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2022 em Juarez Távora

Por 14 - 19/04/2022

A Prefeitura de Juarez Távora e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizaram na terça-feira (12), na Câmara Municipal, a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2022. Seguindo um cronograma nacional, o processo de coleta de dados iniciará em agosto e será finalizado em outubro deste ano.

“O encontro teve como objetivo primordial proporcionar a participação da comunidade local, dando transparência à operação censitária. Também foi uma oportunidade de buscar o engajamento para a realização do Censo e transparência da atividade a ser desenvolvida. Além de conseguirmos conhecer as peculiaridades existentes no município e que possam impactar durante o período de coleta”, relatou Talita Dávylla, Coordenadora Censitária de Subárea (CCS).

A primeira reunião tratou de assuntos mais gerais, como: mapas municipais, apoio do município para os postos de coleta, salas de treinamento, apoio para a equipe de recenseadores e supervisores, divulgação dos Programas e projetos, tais como Projeto IBGEeduca, e também, apoio na divulgação do Censo 2022.

No último dia 10, foi realizada a prova para a contratação dos recenseadores que irão trabalhar no Censo. Após a divulgação do resultado, eles serão contratados e passarão por um período de treinamento para que estejam preparados para o trabalho em campo. Os recenseadores terão um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), semelhante a um Smartphone, para a coleta das informações. E trabalharão sempre uniformizados, com boné e colete com a logomarca do IBGE. Além de todos terem crachás com seus dados e um código Qr code, para confirmação de sua identidade.

A coleta oficial inicia 1° de agosto em todos os municípios. Em Juarez Távora terão 07 recenseadores responsáveis pela coleta em toda a cidade.

Também participaram da primeira reunião de planejamento os representantes da Paróquia Nossa Senhora das Dores, a senhora Maria das Dores, Câmara de Vereadores e Sindicato dos trabalhadores, Senhor Geraldo Araújo, Secretaria de Educação, senhora Maria José (Dete), Prefeitura Municipal, Anderson Silva, e os advogados, Geová Moura e Jussara Araújo.

Redação da PMJT com informações do IBGE.