Friday, 26 de April de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

Juarez Távora: Cultura e Turismo são destaque no Jornal União

Por 14 - 31/01/2023

Pela primeira vez, a cidade de Juarez Távora é destaque em uma página de jornal. No domingo (22/01), o Jornal União, da capital paraibana, publicou uma entrevista com o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Cabral.

O objetivo da entrevista foi destacar a cultura e o turismo local desenvolvido no município. Além de reforçar a forte tradição do artesanato e da agricultura de sobrevivência.

De acordo com o secretário, Fabrício Cabral, a cidade de Juarez Távora tem forte potencial turístico e cultural, onde a produção de couro e algodão colorido estão entre as suas principais atividades econômicas.

Na área urbana, as fontes de renda provêm da prefeitura (servidores públicos) e do comércio local. Já na área rural, a agricultura é o meio de sobrevivência através do plantio e colheita da fava.

Entre as décadas de 1980 a 1990, o artesanato do labirinto era a principal fonte de renda adotada por muitas mulheres, mas sofreu uma queda muito grande na comercialização, dando lugar a produção do couro que hoje sustenta boa parte das famílias do município.

A economia da cidade é fortalecida pelas festas tradicionais, dentre elas: Emancipação política, Padroeira Nossa Senhora das Dores, Festejos de São João, Vaquejadas, Cavalgada e as comemorações do Dia das Crianças, Carnaval e Fim de Ano.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, a Prefeitura Municipal de Juarez Távora está buscando parceria com o Sebrae para implantar metas de profissionalização do turismo e cultura da cidade.

“Naturalmente, a cidade tem vocação para o turismo e a cultura. O seu forte é o labirinto e o couro. Além disso, ano passado, as duas quadrilhas da cidade foram se apresentar no Parque no Povo em Campina Grande. Isso mostra o quanto a questão da cultura local é intensa”, finalizou Fabrício Cabral.

Confira a entrevista na íntegra em: https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_paraiba/cidade-alia-turismo-rural-e-tradicao

Redação da PMJT com Jornal União.

Texto: Geanécia Mendes